Políticas Públicas, escalas e territórios
20 Out Terça-feira 11h
Oficina
Via de regra a gestão das cidades simplificam os territórios a partir de escalas generalizantes e produtos homogêneos que, embora necessários para determinados aspectos da política pública, ignoram as características e atores locais. Em outras palavras, existe uma desconexão das políticas públicas com o território. Essa desconexão será explorada na oficina “Políticas Públicas, escalas e territórios”, utilizando como exemplo as ações estatais para o combate à pandemia. Além disso, com base nas reflexões e ações do LabCidade, apresentaremos alternativas possíveis de políticas territorializadas, que pressupõem o envolvimento de atores locais e suas iniciativas. As ações de combate ao coronavírus e seus impactos em nível local foram protagonizadas por esses grupos, que já reconheciam a incapacidade de articulação e ação dos governo nessa escala, principalmente nos territórios populares das grandes cidades.
Responsável
Aluízio Marino
Aluízio Marino é mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Compõe a equipe de pesquisadores do LabCidade - FAU/USP.
@aluiziomarino
Responsável
Gisele Brito
Gisele Brito é jornalista e mestranda em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) e pesquisadora do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade - FAU USP).
@XIBrito
Responsável
Raquel Rolnik
Raquel Rolnik é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento de São Paulo e Secretaria de Política Urbana do Ministério das Cidades. É autora, entre outros, de Guerra dos lugares (Boitempo, 2016) e Territórios em Conflito - São Paulo: espaço, história e política (3 estrelas).