O Brasil em debate - Festival Nexo Jornal + Nexo Políticas Públicas
Alexandre Schneider
Alexandre Schneider
Alexandre Schneider é presidente do Instituto Singularidades, pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP, foi secretário municipal de educação de São Paulo, pesquisador visitante e professor adjunto da Universidade Columbia em Nova York.
Alicia Kowaltowski
Alicia Kowaltowski
Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular no Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É colunista do Nexo.
Aline Osório
Aline Osório
Aline Osorio é Mestre em Direito (LL.M) pela Harvard Law School, Mestre em Direito Público pela UERJ, Professora de Direito Constitucional e Eleitoral do UniCEUB e a atual Secretária-Geral do TSE. É também autora do livro “Direito eleitoral e liberdade de expressão”.
Aluízio Marino
Aluízio Marino
Aluízio Marino é mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Compõe a equipe de pesquisadores do LabCidade - FAU/USP.
Angela Dannemann
Angela Dannemann
Angela Cristina Dannemann é engenheira química (UFBA), mestre em Administração (IBMEC-RJ) e especialista em avaliação de programas (CEATS/FIA/USP). Atualmente é Superintendente do Itaú Social. Participa dos conselhos do CONSOCIAL FIESP, do CIEB, do CIVI-CO e UNICEF. É associada da American Evaluation Association e foi fundadora da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.
Antonio Mammi
Antonio Mammi
Antonio Mammi é editor do Nexo. Trabalhou na Folha de S. Paulo e na revista Quatro Cinco Um, e foi colaborador das revistas Piauí e Poder. É formado em Direito pela USP.
Aparecida Vilaça
Aparecida Vilaça
Aparecida Vilaça é antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ. Há trinta anos trabalha com o povo Wari’, de Rondônia. Dentre outros livros, é autora de Paletó e eu. Memórias do meu pai indígena e Morte na Floresta (Todavia).
Camilo Rocha
Camilo Rocha
Camilo Rocha é repórter especial do Nexo, jornalista especializado em cultura e tecnologia. Em 25 anos de carreira, já trabalhou ou colaborou com veículos como Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Época, Rolling Stone, UOL e BBC.
Carlos Joly
Carlos Joly
Carlos A. Joly é biólogo formado na USP, professor da UNICAMP, membro da Academia Brasileira de Ciências, coordenador do Programa BIOTA/FAPESP e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES.
Caroline Souza
Caroline Souza
Caroline Souza é estagiária de infografia do Nexo. Estudante de Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Já trabalhou na equipe de dados em uma empresa de Geomarketing e estagiou no setor público com Planejamento Territorial.
Cibele Franzese
Cibele Franzese
Cibele Franzese é formada em Direito pela USP, mestre e Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP, com estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Federalismo da Universidade de Kent, Inglaterra. Foi Secretária Adjunta de Gestão e de Planejamento do Estado de São Paulo e atualmente é professora e Vice - Coordenadora da Graduação de Administração Pública da FGV EAESP.
Cida Bento
Cida Bento
Cida Bento é diretora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). Doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, do Grupo Assessor da ONU Mulheres, do Conselho Federal de Psicologia e Fellow da Ashoka. É coordenadora do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, entre outros projetos na área de educação. Foi eleita pela “The Economist”, em 2015, uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da diversidade.
Cláudio Couto
Cláudio Couto
Cláudio Gonçalves Couto é cientista político, mestre e doutor pela USP, professor da FGV EAESP, onde coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP), pesquisador do CNPq e produtor do canal do YouTube e podcast “Fora da Política Não há Salvação”.
Claudio Ferraz
Claudio Ferraz
Claudio Ferraz é formado em economia pela Universidade da Costa Rica, tem mestrado pela Universidade de Boston e doutorado pela Universidade da Califórnia. Diretor científico do JPAL para a América Latina e da rede de Economia Política da LACEA, é professor da Vancouver School of Economics, na University of British Columbia, Canadá, e do Departamento de Economia da PUC-Rio. É colunista do Nexo.
Conrado Corsalette
Conrado Corsalette
Conrado Corsalette é cofundador e editor-chefe do Nexo. Jornalista, foi editor de Política do Estadão, editor-adjunto de Cotidiano da Folha, repórter nos dois jornais e também no Agora SP.
Conrado Hübner Mendes
Conrado Hübner Mendes
Conrado Hübner Mendes é professor de direito constitucional da Faculdade de Direito da USP, doutor em direito pela Universidade de Edimburgo e doutor em ciência política pela USP. Atua como embaixador-científico da Fundação Alexander von Humboldt.
Daniel Becker
Daniel Becker
Daniel Becker é pediatra e mestre em saúde pública pela FIOCRUZ. Trabalhou por 20 anos em comunidades populares e também com MSF, empresas, fundações, UNICEF e OMS. Foi um dos criadores do Saúde da Família. É docente em saúde coletiva na UFRJ, ativista do contato da criança com a natureza e direitos da infância, e pioneiro da Pediatria Integral no Brasil.
Eduardo Marques
Eduardo Marques
Eduardo Marques é professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador e diretor do CEM. Possui graduação em engenharia civil (UFRJ), especialização em saúde pública (ENSP/Fiocruz), mestrado em planejamento urbano e regional (UFRJ), doutorado em ciências sociais (Unicamp), pós-doutorado no Cebrap (Fapesp) e estadias como pesquisador visitante na Sciences Po Paris, na University College London e na University of California Berkeley.
Emanuelle Góes
Emanuelle Góes
Emanuelle Góes é epidemiologista, doutora em Saúde Pública pela UFBA, pós-doutoranda do Cidacs/Fiocruz-Bahia e pesquisadora associada do Musa/ISC-UFBA.
Erlemus Ponte Soares
Erlemus Ponte Soares
Erlemus Ponte Soares é graduado em odontologia pela Universidade de Fortaleza, tem especialização em Gestão em Saúde da Atenção Primária, e cursa atualmente Mestrado Profissional em Saúde da Família (FIOCRUZ/CE). É servidor público no Município de Fortaleza desde 2006, tendo assumido em 2019 a gerencia da Célula de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Fabiana da Silva
Fabiana da Silva
Fabiana da Silva é pedagoga formada pela UERJ, idealizadora e coordenadora da ONG Apadrinhe um Sorriso. Mulher Negra Favelada, conselheira do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado do Rio e assessora da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Filipe Campante
Filipe Campante
Filipe Campante é PhD por Harvard, mestre pela PUC-Rio, e bacharel pela UFRJ, todos em economia. Foi professor em Harvard (2007-18) e professor visitante na PUC-Rio (2011-12), e atualmente é Bloomberg Distinguished Associate Professor na Johns Hopkins University. É colunista do Nexo.
Flavia Lima
Flavia Lima
Flavia Lima é jornalista e ombudsman da Folha de S.Paulo desde maio de 2019. Repórter especializada em economia desde 2000, chegou à Folha em 2017 onde atuava no caderno Mercado antes de se tornar ombudsman. Formada em direito pelo Mackenzie e ciências sociais pela USP.
Flávia Oliveira
Flávia Oliveira
Flávia Oliveira é jornalista. É comentarista na GloboNews, colunista no jornal O Globo e na rádio CBN. É podcaster no Angu de Grilo com a filha Isabela Reis, também jornalista.
Flavia Rios
Flavia Rios
Flavia Rios é professora da Universidade Federal Fluminense, integra o Afro/Cebrap, é coautora do livro "Lélia Gonzalez" (Selo Negro, 2010), além de coorganizadora dos títulos "Negros nas Cidades Brasileiras" (Intremeios, 2018) e "Por um feminismo Afro-latino-americano" (Zahar, 2020).
Francisco Gaetani
Francisco Gaetani
Francisco Gaetani é professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), ex Secretário Executivo dos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, ex- Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Presidente do Conselho de Administração do Instituto República.
Frederico Amancio
Frederico Amancio
Frederico da Costa Amancio é secretário de educação e esportes do estado de Pernambuco. É formado em administração pela UPE e em direito pela UFPE, com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal pela FGV-SP e, tem MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás pela FGV-RJ.
Gabriel Zanlorenssi
Gabriel Zanlorenssi
Gabriel Zanlorenssi é editor-assistente de gráficos do Nexo. É mestre em ciência política pela USP (Universidade de São Paulo) e graduado em ciências sociais na mesma universidade. É pesquisador no Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e no Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) da USP.
Gisele Brito
Gisele Brito
Gisele Brito é jornalista e mestranda em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) e pesquisadora do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade - FAU USP).
Gleicy Silva
Gleicy Silva
Gleicy Mailly da Silva é doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo com uma tese que enfocou a análise de circuitos econômicos e culturais realizados por empreendedoras negras na capital paulista. Desde 2012 dedica-se a investigações voltadas aos temas: raça, gênero, mercado e processos de subjetivação. Atualmente é professora colaboradora e pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP).
Guilherme Falcão
Guilherme Falcão
Guilherme Falcão é diretor de arte do Nexo. Graduado em design gráfico (Senac/SP) e pós graduado em crítica e curadoria de arte (PUC/SP). Sua prática inclui oficinas, palestras, pesquisa e produção de autopublicações: fanzines, panfletos, livros e boletins. É um dos criadores do Zine Parasita e da CONTRA, editora especializada em publicações colaborativas de cultura visual. Em 2014 co-fundou A Escola Livre, um projeto educacional em design gráfico.
Henrique Silveira
Henrique Silveira
Henrique Silveira é geógrafo, mestre em cultura e comunicação (UERJ) e Coordenador Executivo da Casa Fluminense, uma associação dedicada à construção de políticas e ações públicas na metrópole do Rio de Janeiro.
Hugo Aguilaniu
Hugo Aguilaniu
Hugo Aguilaniu é diretor-presidente do Instituto Serrapilheira. Biólogo, se dedicou às bases genéticas dos processos de envelhecimento. É doutor pela Universidade de Gothenburg (Suécia) e pós-doutor pelo Salk Institute for Biological Studies (EUA).
Ibrahim Cesar Bevilacqua
Ibrahim Cesar Bevilacqua
Ibrahim Cesar Bevilacqua é diretor de tecnologia do Nexo. Formado em Comunicação, trabalha com desenvolvimento e programação há pelo menos 10 anos, tendo experiência tanto corporativa como em startups.
Jefferson Barbosa
Jefferson Barbosa
Jefferson Barbosa é graduando em jornalismo, morador do Pantanal na Baixada Fluminense, integrante do Voz da Baixada e editor do PerifaConnection. Foi conselheiro da Agência Lupa, constrói a Coalizão Negra por Direitos e teve a frente do combate da covid-19 nas periferias em conjunto com o Movimenta Caxias, a ONG Criola e o Instituto Marielle Franco.
Joana Portugal
Joana Portugal
Joana Portugal Pereira é Engenheira Ambiental pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, licenciada pela Universidade Nova de Lisboa e doutora pela Universidade de Tóquio. É professora adjunta do programa de planejamento energético da COPPE/UFRJ. Autora líder do sexto relatório de avaliação (AR6) do Grupo de Trabalho III do IPCC. Entre 2017 e 2019, atuou como cientista na Unidade de Suporte Técnico do IPCC e coordenou os Relatórios Especiais do IPCC sobre trajetórias de 1.5°C e Mudanças Climáticas e Uso do Solo.
João Peres
João Peres
João Peres é um dos criadores de O Joio e O Trigo, único projeto de jornalismo do Brasil dedicado exclusivamente a investigações sobre alimentação e doenças crônicas. É autor de Donos do mercado. Como os grandes supermercados exploram trabalhadores, fornecedores e a sociedade (Elefante, 2020). Foi finalista do Prêmio Jabuti 2016 e ganhador do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. É coautor de Roucos e sufocados: a indústria do cigarro está viva, e matando (Elefante, 2017).
Joca Reiners Terron
Joca Reiners Terron
Joca Reiners Terron é escritor. Publicou "Noite dentro da noite" (romance, 2017), "O sonâmbulo canta no topo do edifício em chamas" (poemas, 2018) e "A morte e o meteoro" (romance, 2019), entre outros livros. Vive em São Paulo.
Juliano Assunção
Juliano Assunção
Juliano Assunção é Diretor Executivo do CPI Brasil e Professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui Doutorado em Economia pela PUC-Rio, Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Graduação em Economia também pela UFMG.
Laura Carvalho
Laura Carvalho
Laura Carvalho é doutora em economia pela New School for Social Research, professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e autora de “Valsa brasileira: Do boom ao caos econômico” (Todavia), e “Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado” (2020, Todavia). É colunista do Nexo.
Letícia Arcoverde
Letícia Arcoverde
Letícia Arcoverde é editora do Nexo. Jornalista, trabalhou no Valor Econômico. É formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem pós-graduação em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Ligia Gonçalves Diniz
Ligia Gonçalves Diniz
Ligia Gonçalves Diniz é doutora em Literatura pela UnB e realizou pós-doutorado em Estudos Literários na UFMG. Seu livro “Imaginação como Presença: o corpo e seus afetos na experiência literária” foi lançado neste ano (Ed. UFPR). Atualmente, é professora de literatura brasileira na UnB.
Lilia Schwarcz
Lilia Schwarcz
Lilia Schwarcz é professora do Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de “Brasil: uma biografia” (com Heloísa Starling) e “Sobre o autoritarismo brasileiro”. É colunista do Nexo.
Lorena G. Barberia
Lorena G. Barberia
Lorena Barberia é professora do Departamento de Ciência Política da USP. Coordenadora científica da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade, pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) da USP e pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV.
Lucas Gomes
Lucas Gomes
Lucas Gomes é infografista do Nexo. Designer de informação e ilustrador, trabalhou no O Globo. É formado em Design e Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ.
Luciana Brito
Luciana Brito
Luciana Brito é historiadora, especialista nos estudos sobre escravidão, abolição e relações raciais no Brasil e EUA. É autora do livro “Temores da África: segurança, legislação e população africana na Bahia oitocentista”, e professora da UFRB. É colunista do Nexo.
Luciano Meira
Luciano Meira
Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na UFPE, professor colaborador da Cesar School, e sócio-fundador e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street. Lemann Fellow através da Stanford University e sócio do movimento Todos pela Educação.
Luiz Augusto Campos
Luiz Augusto Campos
Luiz Augusto Campos é professor de Sociologia no IESP-UERJ, onde coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). É editor-chefe da revista DADOS e trabalha com pesquisas sobre a interface entre raça e política.
Marcelo Roubicek
Marcelo Roubicek
Marcelo Roubicek é redator do Nexo. Economista formado pela FEA-USP e graduando em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Com passagem pela Rádio Gazeta Online e pesquisas realizadas na área de história do futebol.
Marcia Castro
Marcia Castro
Marcia Castro é professora de Demografia, Chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard, co-diretora do Programa de Estudos Brasileiros do David Rockefeller Center for Latin American Studies. Estuda doenças infecciosas e políticas de saúde.
Márcia Lima
Márcia Lima
Márcia Lima é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É pesquisadora sênior associada ao CEBRAP onde coordena o Afro, Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial. É doutora em Sociologia pela UFRJ. Realizou pós-doutorado na University of Columbia e foi visiting fellow no Afro-Latin American Institute e do Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard.
Márcio Macedo
Márcio Macedo
Márcio Macedo é professor e coordenador de diversidade da FGV-EAESP. É doutorando em sociologia na The New School for Social Research em Nova Iorque e membro do Afro-CEBRAP.
Maria Augusta Arruda
Maria Augusta Arruda
Maria Augusta Arruda é Gerente de Projetos Estratégicos da Universidade de Nottingham (UoN). Foi Professora da UERJ, Pesquisadora da Fiocruz, e Coordenadora-Geral do Programa CAPES-Universidade de Nottingham em Descoberta de Novos Fármacos (2014-2019). Foi eleita Presidente da Rede por Igualdade Racial da UoN (@UoNBAME) e atua no campo da Diplomacia Científica.
Mariana Almeida
Mariana Almeida
Mariana Almeida é superintendente da Fundação Tide Setubal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.
Mariana Kotscho
Mariana Kotscho
Mariana Kotscho é jornalista e apresentadora do programa Papo de Mãe da TV Cultura. Foi repórter do SbT, da Record e da TV Globo, onde ficou 12 anos.
Mariana Luz
Mariana Luz
Mariana Luz é CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Antes disso, foi Presidente da Fundação Embraer nos EUA, Diretora Superintendente do Instituto Embraer, Diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Embraer no Brasil. Iniciou sua carreira no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o principal think tank de política externa no Brasil, onde permaneceu por 9 anos atuando em diferentes áreas.
Mariana Vale
Mariana Vale
Mariana Vale é professora do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
Mariana Varella
Mariana Varella
Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella, jornalista de saúde e cientista social.
Mariane Ceron
Mariane Ceron
Mariane Ceron é bacharel e psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP/2005), tem especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde na Universidade Federal de São Paulo. É gestora das equipes de educação permanente e sustentabilidade na SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), desde 2006.
Mário Medeiros
Mário Medeiros
Mário Medeiros é docente do Departamento de Sociologia da Unicamp. Autor dos livros “Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984)”, de 2008, e “A descoberta do Insólito: literatura negra e literatura marginal no Brasil (1960-2000)”, de 2013.
Marta Arretche
Marta Arretche
Marta Arretche é professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. É graduada em ciências sociais pela UFRGS, fez mestrado em ciência política e doutorado em ciências sociais pela Unicamp, e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do MIT. É colunista do Nexo.
Matheus Gato
Matheus Gato
Matheus Gato é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas. É pesquisador do Núcleo Afro-CEBRAP. Doutor em sociologia pela USP e realizou pós-doutorado na mesma instituição. Foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard. Autor do livro “O Massacre dos libertos: Sobre raça e república no Brasil (1888-1889)”.
Miguel Lago
Miguel Lago
Miguel Lago é diretor-executivo do IEPS. Cientista político, foi co-fundador do Meu Rio e diretor-presidente do Nossas, organização referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante em Sciences Po-Paris e na Universidade de Columbia (SIPA). Em 2019 foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes em Governo Digital no mundo, segundo a plataforma britânica Apolitical.
Mirela de Carvalho
Mirela de Carvalho
Mirela de Carvalho é gerente no Instituto Unibanco desde 2014. Foi assessora especial na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e no IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade). Foi consultora em projetos diversos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.
Monica de Bolle
Monica de Bolle
Monica de Bolle é pesquisadora-sênior do Peterson Institute for International Economics e diretora do Programa de Estudos Latino Americanos da Johns Hopkins University, em Washington, D.C. Trabalhou no FMI, foi professora da PUC-Rio, atuou como diretora do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças e como sócia-diretora da Galanto MBB Consultoria.
Monique Evelle
Monique Evelle
Monique Evelle é empreendedora desde os 16 anos, quando fundou o Desabafo Social – laboratório de tecnologias sociais aplicadas à educação, comunicação e geração de renda. Ela também é sócia da SHARP – agência de consultoria e hub de inteligência cultural - e é reconhecida pela Forbes como 30 under 30 e pelo Linkedin como Top Voices 2019. Sua existência enquanto cidadã e empreendedora é diretamente ligada ao propósito de usar sua visibilidade para trazer à tona reflexões e conversas sobre a sociedade.
Neca Setubal
Neca Setubal
Maria Alice Setubal (Neca Setubal) é socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e mestre em Ciência Política pela USP. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pela Unicef. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas).
Nina da Hora
Nina da Hora
Nina da Hora é cientista da computação pela PUC-Rio com ênfase em pesquisa computacional. É colunista no MIT Technology Review Brasil e criadora do Ogunhe Podcast. Tem experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudante. Participou da 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference e do Research Scholarship Youth Program Internet - CGI 2020.
Patrícia Campos Mello
Patrícia Campos Mello
Patrícia Campos Mello é repórter especial da Folha. É formada em Jornalismo pela USP e tem mestrado pela NYU. Foi vencedora do Prêmio Maria Moors Cabot (2020) e Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa (2019).
Paula Johns
Paula Johns
Paula Johns é socióloga e mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. É Diretora Geral da ACT Promoção da Saúde e atua no terceiro setor desde 1998, coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA) e empreendedora social Ashoka. Membro do Conselho do GAPA - Global Alcohol Policy Alliance e da NCD Alliance. Compõe o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
Paula Miraglia
Paula Miraglia
Paula Miraglia é cofundadora e diretora geral do Nexo. Cientista Social e doutora em Antropologia Social pela USP, foi diretora de organizações não governamentais, entre elas o International Centre for the Prevention of Crime, no Canadá. Foi consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o Desenvolvimento.
Paulo Jannuzzi
Paulo Jannuzzi
Paulo de Martino Jannuzzi é Professor da ENCE/IBGE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas), Professor da Faculdade Cesgranrio, colaborador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV. Foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social (2011-2016) e foi Membro do Painel de Especialistas em Avaliação do International Evaluation Office do Programa das Nações Unidas em Nova York (2016-2019).
Pedro Abramovay
Pedro Abramovay
Pedro Vieira Abramovay é advogado, formado em direito pela Universidade de São Paulo, mestre em direito pela Universidade de Brasília e doutor em ciência política pelo IESP - UERJ. Ocupou diversos cargos no governo federal. Atualmente é Diretor para a América Latina e Caribe da Open Society Foundations.
Pedro Doria
Pedro Doria
Pedro Doria é jornalista e escritor. Fundador da startup Meio, também é colunista de O Globo, Estadão e CBN. Knight Fellow pela Universidade de Stanford, é autor de 8 livros. O último é ‘Fascismo à Brasileira’.
Pedro Pontual
Pedro Pontual
Pedro Pontual é presidente da associação que representa os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestre em Políticas Públicas e em administração pública. Atuou em áreas como monitoramento de resultados pela Presidência da República e Secretaria de Direitos Humanos.
Rafael Gioielli
Rafael Gioielli
Rafael Gioielli é Gerente Geral do Instituto Votorantim. Em sua jornada profissional, busca criar convergência entre estratégias corporativas e a geração de impacto social. É Doutor, Mestre e Bacharel pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Raquel Rolnik
Raquel Rolnik
Raquel Rolnik é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento de São Paulo e Secretaria de Política Urbana do Ministério das Cidades. É autora, entre outros, de Guerra dos lugares (Boitempo, 2016) e Territórios em Conflito - São Paulo: espaço, história e política (3 estrelas).
Renata Bichir
Renata Bichir
Renata Bichir é professora nos cursos de graduação e pós graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, e na pós graduação em Ciência Política da USP, além de coordenadora de pesquisa no Centro de Estudos da Metrópole. Entre 2011 e 2013, atuou na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do MDS.
Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, é professor titular de Ética e Filosofia Política na USP. É autor, entre outros, de "A sociedade contra o social" (Prêmio Jabuti de 2001), "A boa política" (2017) e "Ao leitor sem medo" (1984). Foi professor visitante na Universidade de Columbia e na UNIFESP.
Ricardo Henriques
Ricardo Henriques
Ricardo Henriques é economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Ex-pesquisador e coordenador do IPEA e antigo professor da UFF, atualmente é membro dos Conselhos: Anistia Internacional (Brasil), CEERT (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades), CEIPE-FGV (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais), CIVI-CO, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Itaú Educação e Cultura, Instituto Natura, Instituto República e Todos pela Educação.
Ricardo Madeira
Ricardo Madeira
Ricardo Madeira é professor de Economia da USP (FEA-USP) e co-fundador da Tuneduc. É Ph.D. em Economia pela Boston University, mestre pela FGV e bacharel pela USP. Suas principais áreas de pesquisa são microeconomia aplicada, economia da educação e avaliação de políticas educacionais. Esteve envolvido em diversos projetos de avaliação de impacto de políticas educacionais. Foi consultor para o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, Banco Mundial e hoje é membro do CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação) do Instituto Unibanco.
Roberto Schaeffer
Roberto Schaeffer
Roberto Schaeffer é professor da COPPE/UFRJ, criou e lidera o grupo mais importante da América Latina de modelos integrados de energia e uso do solo para cenários de mitigação das mudanças climáticas. É co-recipiente do Prêmio Nobel da Paz de 2007 pelas contribuições de pesquisa do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima - IPCC.
Rogério Morais
Rogério Morais
Rogério Morais é Diretor Executivo do PIPA (Primeira Infância, Plantar Amor) e líder MLG pelo Master em Liderança e Gestão Pública. Antes foi Secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife, por 11 meses; e Secretário Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação e Conselheiro Municipal de Educação do Recife, por 6 anos. É Administrador e Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco.
Ronilso Pacheco
Ronilso Pacheco
Ronilso Pacheco é teólogo pela PUC-Rio, pastor auxiliar na Comunidade Batista em São Gonçalo, ativista e escritor. É pesquisador e mestrando no Union Theological Seminary, da Columbia University. Autor de "Teologia negra, o sopro antirracista do Espírito", “Profetismo, utopia e insurgência” e "Ocupar, resistir, subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão”. É fellow da Ford Foundation Global Fellowship.
Sariana Fernández
Sariana Fernández
Sariana Fernández é estagiária de arte do Nexo. Estuda Arquitetura e Urbanismo na FAU USP e fez intercâmbio no Politecnico di Milano. Estagiou na área de comunicação da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).
Stephanie Borges
Stephanie Borges
Stephanie Borges é jornalista, tradutora e poeta. Seu livro de estreia 'Talvez precisemos de um nome para isso' (2019) venceu o IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Traduziu autoras como bell hooks, Audre Lorde, Jacqueline Woodson, Claudia Rankine e Margaret Atwood.
Thiago Amparo
Thiago Amparo
Thiago de Souza Amparo é professor da FGV Direito SP, e da FGV Relações Internacionais ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional. Mestre e Doutor em Direito pela Central European University (Budapeste) e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY), escreve às segundas na Folha de SP.
Thiago Quadros
Thiago Quadros
Thiago Quadros é editor-assistente de arte do Nexo. É designer e ilustrador. Formado em Jornalismo pela USP, foi designer no Cinusp Paulo Emílio e estagiário no estúdio Casa Rex.
Ursula Peres
Ursula Peres
Ursula Dias Peres é professora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas, é Especialista em Finanças e Orçamento Público, Pesquisadora do Cem/USP e foi pesquisadora Visitante no King's College London entre 2019/2020. Possui graduação em Administração Pública pela EAESP/FGV, mestrado e doutorado em Economia pela EESP/FGV. Foi Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de São Paulo.
Vera Schattan
Vera Schattan
Vera Schattan P. Coelho é doutora em Ciências Sociais, foi pesquisadora visitante no Institute of Development Studies (IDS/UK) e na Kennedy School. Coordena o Núcleo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento do CEBRAP; é pesquisadora associada ao CEM e leciona no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC. Suas áreas de pesquisa são: sistemas de saúde, desigualdades em saúde e participação política do cidadão em políticas públicas.
Wellington Lopes
Wellington Lopes
Wellington Aparecido Santos Lopes é cientista social (UEMS), educador e coordenador do Núcleo XI de Agosto de Cultura, Educação e Direitos Humanos da UNEafro Brasil.

Inscrições